17 de mar. de 2012

Encontro do Século - CAP. 108



No capítulo anterior...
Perdizes pergunta a Motta se pretende procurar Beija
O Ouvidor diz que sim, que pretende obrigá-la a voltar para Minas
Revela ainda que teme a reação da família ao descobrir o antigo caso
Perdizes desconfia que os motivos de Motta são outros
Severina e Beija relembram os amigos de Araxá
Beija diz que João terá uma surpresa quando voltar à sua casa

CAP 108

Um pouco mais tarde... Beija contempla a vista da rua enquanto Severina espalha as flores pelos vasos da sala.

BEIJA: João está chegando. Pode deixar que vou recebê-lo.
SEVERINA: Nhá sim.

Quando João bate à porta, a anfitriã já está pronta para abrir.

BEIJA: João! Que surpresa agradável!
JOÃO: Estive aqui ontem, mas você não estava...
BEIJA: É verdade. Estive na Chácara Cedro com Pedro, resolvendo alguns detalhes da reforma. Vamos, entre, você é de casa...

O casal se acomoda no sofá da sala.

BEIJA: Severina, sirva-nos um licor de genipapo.
JOÃO: Você me parece animada...
BEIJA: Não posso negar que já tenho conhecimento do motivo da sua visita. E isso me deixou particularmente feliz...
JOÃO: Severina lhe falou da carta de minha mãe?
BEIJA: Sim, falou. Por isso mal posso esperar pelas notícias. Você a trouxe, é claro, ou não?
JOÃO: Com certeza. Não a deixaria em tamanha expectativa. Mas vamos conversar um pouco, jogar conversa fora... Acaso você tenha tempo disponível, é claro...

Severina serve o licor. Cada qual fala dos últimos acontecimentos de suas vidas, num clima de total descontração entre um gole e outro.

JOÃO: Minha mãe vem ao Rio... Mas chega de suspense, melhor ler tudo que ela disse... (retirando o envelope dobrado do bolso do paletó). Para sua surpresa, delicadamente Beija retira o envelope de sua mão, abre e começa a ler em voz alta.

João fica boquiaberto, apesar de vez ou outra ter de auxiliar a jovem leitora, que tropeça numa ou noutra palavra.

JOÃO: Beija! Você está lendo! Meu Deus! Isso é maravilhoso! Não posso acreditar nos meus ouvidos!

A euforia toma conta dos dois, que a certo momento interrompem a leitura e comemoram com um efusivo abraço.

Nesse exato instante Pedro adentra a sala e se choca com o que vê.

PEDRO: Mas afinal de contas, o que está acontecendo aqui?

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário