23 de mar. de 2012

Encontro do Século - CAP. 113



No capítulo anterior...
Pedro se diverte na companhia de mulatas numa taverna
Moisés e Josué assistem a tudo admirados
Os escravos contam a Severina o que presenciaram
Severina resolve revelar tudo para a patroa

CAP. 113

BEIJA (admirada): O que está me dizendo, Severina? Pedro anda me traindo?
SEVERINA: É isso mesmo, Sinhá. Anda passando noitadas nas tavernas da cidade, no desfrute com as fregas*.
BEIJA: Não é possível! E quem lhe contou isso?
SEVERINA: Moisés e Josué já se esbarraram com Sua Alteza nesses lugares...
BEIJA: Mas Pedro, em ambientes freqüentados por negros e escravos?
SEVERINA: É desses lugares que o Príncipe gosta, Sinhá.
BEIJA: Meu Deus! Um homem tão requintado e fino? Não é possível...
SEVERINA: Ontem mesmo, depois que a Sinhá o mandou embora, ele foi para a Taverna do Juvenal. Moisés e Josué viram e me contaram. E esta não foi a primeira vez, já houve outras...
BEIJA: Mas vocês tinham de ter me dito isso antes... Assim teria argumentos ontem...
SEVERINA: Pensei muito antes de contar isso. Não queria fazer nada que prejudicasse a minha Sinhá.
BEIJA: Obrigado pela lealdade, Severina.
SEVERINA: E agora, o que a Sinhá pretende fazer?
BEIJA: Por enquanto nada. Saberei usar essa informação na hora certa. Os homens são infiéis desde que o mundo é mundo, Severina. E se você quiser conviver com eles, tem de saber lidar com isso.
SEVERINA: E quanto a Moisés e Josué?
BEIJA: Diga a eles para continuarem de olho, mas sem levantar suspeitas.

Beija fica pensativa enquanto Severina faz longas tranças em seus cabelos. Em seguida, graças à habilidade da serviçal, se transformam num coque, arrematado por bela tiara de turmalinas azuis, como os lindos olhos da patroa.

Mais tarde, na cozinha...

BEIJA: Severina, diga a Moisés que prepare a charrete. Vamos dar uma volta pela cidade. Quero rezar e dar umas esmolas na Igreja de Santo Antonio dos Pobres. Faz tempo que não visito Padre Estevão.
SEVERINA: Nhá sim.

Na saída do templo, Beija distribui moedas aos pedintes, cumprimenta os deficientes, em companhia do vigário.

PADRE: Muito generoso de sua parte vir dar esmolas na nossa igreja.
BEIJA: Deus me deu muito, Padre. Tento doar um pouquinho a estes infelizes.
PADRE: Que o Senhor a abençoe, minha filha.

A certa distância o Ouvidor Motta a tudo observa, estático.

Beija o percebe. Seus olhares se cruzam por longos instantes.

Continua amanhã...
_____
* Fregas: o mesmo que prostitutas. A palavra era muito usada nos sertões das Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário