4 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 123



No capítulo anterior...
Chalaça ironiza Motta falando de Pedro e Beija
O Ouvidor não entende o comentário, mas fica irritado
Pedro apresenta Beija à Motta, sem saber que são velhos conhecidos
Beija sorri com prazer contido por afrontar seu ex-amante
Motta fica irado, porém não pode demonstrar nada
Pedro dá a entender que pretende se casar com Beija

CAP. 123

BEIJA: Obrigado por suas palavras generosas, mas não creio que chegue a tanto...
PEDRO: Acredite. Você pode isso e muito mais.
BEIJA: Por enquanto me contento em apreciar esta noite e todas as suas surpresas. Fico muito feliz que tenha me proporcionado tão rica experiência. Devo confessar que nunca tinha vivido algo parecido em toda a minha vida.
PEDRO: Fico mais feliz ainda em poder lhe proporcionar estas coisas. E acredite, isso é só o começo...
BEIJA: Vamos entrar. Daqui a pouco sentirão a nossa falta.

O casal retorna e já na entrada do salão são abordados por alguns convidados. Todos ansiosos para se aproximarem da nova dama da Corte.

Em seguida dirigem-se aos anfitriões.

JOÃO: Vai nos apresentar a bela rapariga, Pedrinho?

Beija fica meio constrangida, pois na região onde fora criada “rapariga” é sinônimo de prostituta.

O príncipe tenta remediar a situação.

PEDRO: Beija, não se ofenda. Rapariga em Portugal é o mesmo que moça. Meu pai está dizendo que é uma bela donzela. É isso.
D. JOÃO: Exato. Quis dizer que é uma bela rapariga. Aliás, a mais bela desse baile.
BEIJA: Obrigado, Majestade, fico lisonjeada com Vosso elogio, embora ache que não o mereça.
D. CARLOTA JOAQUINA: Não sei por que, mas gostei muito dessa rapariga. Acho que ela é das minhas...
PEDRO: Mamãe, a senhora mal conhece Beija... Como pode dizer isso?
D. CARLOTA: Algo me diz que ainda seremos muito amigas... Eu gosto do jeito dela...
PEDRO: Beija, não acredite em tudo que mamãe diz. Ela é meio espirituosa e às vezes exagera um pouco...
BEIJA: Sua Majestade é uma pessoa muito agradável. Também gostei dela.
D. JOÃO: És novata aqui no Rio de Janeiro, minha filha? (e apanhando uma coxa de frango na bandeja) Aceita uma coxinha?
BEIJA: Não, obrigado, Majestade. Estou no Rio de Janeiro há alguns meses. Mas conheço pouco da cidade.
D. JOÃO: O Rio de Janeiro é uma cidade única no mundo. Creio que será muito feliz aqui. Esta cidade tem tudo que uma pessoa precisa para ser feliz.
BEIJA: Estou apreciando muito. Confesso que nunca conheci lugar tão magnífico quanto este.
D. CARLOTA (interrompendo): Pensando bem, esta rapariga é perfeita para ser a minha “dama de companhia”. O que achas, Pedro?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário