7 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 126



No capítulo anterior...
A mulher de Motta interrompe sua conversa com Beija
Motta faz as apresentações e tenta se livrar da esposa
Mas a ex-amante o aconselha a se juntar à sua família
Beija chega em casa feliz, porém muito cansada

CAP. 126

Porém seu sossego não dura muito. Em pouco tempo várias vezes Severina tem de atender à porta para receber flores e pessoas desejando ver Dona Beija.

Depois do almoço...

BEIJA: Severina, vou me deitar novamente. A qualquer um que aparecer, diga que estou repousando e que não estou em condições de receber visitas.
SEVERINA: Posso anotar os nomes das pessoas e depois a Sinhá dá uma olhada.
BEIJA: Perfeito. Faça isso por mim. Peça a Josué que vá até a casa do Mestre Serafim e cancele minha aula de hoje.
SEVERINA: Nhá Sim.

Na Residência do Visconde...

MOTTA: Beija faz isso para me insultar. Quer porque quer me atingir de todas as maneiras possíveis.
PERDIZES: Meu amigo, vamos ser práticos e objetivos. Há muito pouco que Beija possa fazer contra você. Amenos que você revele toda a verdade. Não há o que temer.
MOTTA: O que está querendo dizer com isso?
PERDIZES: Estou dizendo que o que você teme é outra coisa...
MOTTA: Como assim? Não entendi...
PERDIZES: Entendeu sim, e muito bem. Seu problema com Beija é o ciúme que você sente dela... O que você teme é perdê-la para D. Pedro...
MOTTA: Não sabe o que está dizendo...
PERDIZES: Motta, somos amigos desde sempre. Eu te conheço como a palma da minha mão. A quem está querendo enganar? A si mesmo?

Motta sorve o último gole de conhaque, anda de um lado para outro da varanda, respira fundo e depois encara o amigo.

MOTTA: É verdade. Para você não preciso mentir. Beija me virou a cabeça, desde Paracatu. Fiz coisas que nunca me imaginei fazendo. E quando parecia que esta página tinha sido virada, eis que surge novamente e agora numa situação mais preocupante, porque está fora do meu controle. Ela é protegida pelo menino Pedro.
PERDIZES: Quer um conselho, meu amigo? Esqueça essa mulher. Se já te fez tanto mal assim, porque ainda insiste em gostar dela?
MOTTA: Não sei explicar... Beija tem um magnetismo que me atrai... É uma coisa que me puxa e sinto totalmente indefeso para resistir... Você imagina como tem sido os meus últimos dias? Sem poder falar nada com ninguém, com tudo isso me apertando o peito e baratinando as minhas idéias?
PERDIZES: Posso imaginar. Mas saiba que pode contar comigo. Sempre que quiser conversar, estou disposto a ouvir e aconselhar.
MOTTA: Já tomei uma decisão. Vou procurar Beija e resolver essa situação.
PERDIZES: Procurar Beija?

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário