9 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 127



No capítulo anterior...
Beija chega em casa feliz, porém muito cansada
Severina conta que recebeu muitas flores e recados
Motta desabafa com Perdizes e acusa Beija de insultá-lo
O Visconde pressiona o amigo, pois desconfia de seus argumentos
Motta assume sua paixão por Beija e diz que vai procurá-la

CAP. 127

PERDIZES: Não creio que esta seja a atitude mais adequada, amigo. Quanto mais tentar se aproximar, pior ficará a sua relação com ela.
MOTTA: Tenho um trunfo contra Beija. Ainda tenho uma carta na manga.
PERDIZES: E que trunfo é esse?
MOTTA: Prefiro guardar segredo por enquanto.
PERDIZES: Motta, preciso ser franco contigo. Ouvi a versão de Beija, nos mínimos detalhes, e por mais amigo que seja, tenho de admitir: suas atitudes não foram corretas. Se tem uma pessoa errada nessa história, esta pessoa é você.
MOTTA: Eu sei disso. Nunca neguei a minha culpa. Já lhe pedi perdão incontáveis vezes.
PERDIZES: Mas o que estou querendo lhe dizer é para se afastar disso. Botar uma pedra em cima desse assunto, entende? Antes que a coisa volte à tona e possa lhe causar problemas mais sérios.
MOTTA: Entendo, amigo. Mas antes quero jogar esta última carta.

O Ouvidor insiste em não deixar Beija em Paz. Perdizes perde as esperanças de convencer o amigo, de chamá-lo à razão.

No dia seguinte, Josué e Moisés fazem a limpeza dos jardins, enquanto Severina supervisiona e Flaviana colhe flores. Nisso um casal chama-lhes a atenção no portão.

FLAVIANA: Severina, veja só quem chegô!
SEVERINA: Minha Nossa Senhora! A Sinhá precisa saber disso! (e corre para o interior da casa)

Logo em seguida volta apressada acompanhada da patroa.

BEIJA: Dona Josefa! Quanto tempo! (se abraçam forte) Que saudade! Vamos entrar...
JOSEFA: Como você está linda, Beija! Vejo que o Rio de Janeiro lhe fez muito bem.
BEIJA: A senhora também está linda, nem parece a mãe de João! Parece mais a sua irmã...
JOSEFA: Obrigado, mas me sinto tentada a acreditar que isso seja apenas generosidade da sua parte...

Os escravos cumprimentam Josefa e João, pois são velhos amigos e a família Carneiro de Mendonça sempre foi conhecida por seu discurso a favor dos escravos e contra a escravidão.

Já na parte interna da casa...

BEIJA: João, só mesmo você para me dar essa alegria. Trazer minha grande amiga para visitar-me.
JOÃO: Foi uma das primeiras coisas que mamãe pediu quando chegou aqui: quero visitar Beija.
BEIJA: E Dr. José Carneiro, como anda?
JOSEFA: Mesma vida de sempre. Envolvido com os assuntos da promotoria e da fazenda.
BEIJA: E Antonio Sampaio, alguma notícia dele?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário