12 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 130



No capítulo anterior...
Pedro chega e surpreende João na sala. Clima tenso
Depois de instantes de tensão João revela que sua mãe está na casa
Aliviados eles aguardam a volta das damas
Pedro, Beija, Josefa e João defendem a abolição da escravatura
Chalaça entrega a D. João uma carta vinda da Europa
O mensageiro diz que encontrou uma noiva para D. Pedro

CAP. 130

D. JOÃO: Isso não é maravilhoso? Pedrinho vai se casar!
CHALAÇA: Resta saber se o próprio está interessado nesse casamento, Majestade.
D. JOÃO: Ora, seu tolo! E como não estaria? Pedrinho está na hora de se casar, encher esta casa de netos. Quero ver crianças correndo por toda parte... Imagine se Pedrinho irá recusar um casamento com a Arquiduquesa Leopoldina, filha do Imperador Francisco I da Áustria!
CHALAÇA: Que assim seja, Majestade.

D. João está em estado de euforia, enquanto Chalaça não se anima muito, pois sabe que Pedro resiste à idéia de um casamento.

Em seguida D. João se retira do recinto.

CHALAÇA (para si mesmo): Preciso agir rápido! Se Pedro vai se casar, preciso usar o trunfo que tenho contra Beija o mais rápido possível... Depois que ele a dispensar, não terei chance alguma! Mas como vou fazer? Como vou fazer, Chalaça? Pense um pouco...

Ele fica ali, por algum tempo, matutando um jeito de se aproximar de Beija.

De volta à Rua do Ouvidor... As damas conversam sob a sombra de uma árvore nos fundos da casa. Pedro já se foi.

BEIJA:Josefa, tenho uma surpresa para lhe contar...
JOSEFA: Por sua cara de alegria julgo que seja coisa muito boa.
BEIJA: E é, uma das melhores coisas que poderiam ter acontecido na minha vida...
JOSEFA: Então me conte logo, está me deixando ansiosa...
BEIJA: Estou aprendendo a ler!
JOSEFA: Não acredito! Verdade? Que coisa mais boa do mundo!
BEIJA: Pois é, também estou achando... Pedro insistiu e mandou um professor da Corte para me ensinar. Mestre Serafim vem aqui todas as tardes lecionar para mim...
JOSEFA: Ah Beija! Não imagina o quanto fico feliz por você! Os livros são a fonte de todo o conhecimento, é um universo maravilhoso. E quem não sabe ler é como se fosse cego, não pode enxergar esse universo.
BEIJA: Quando você mandou aquela carta a João, avisando da sua vinda, consegui ler quase tudo... Tropeçando em algumas palavras, é claro... Mas li. Foi fantástico!
JOSEFA: Faltava apenas isso para que você se tornasse uma mulher maravilhosa e plena. Você é tão inteligente, tão vivida, tão esperta para os negócios, para a vida...
BEIJA: Só para os sentimentos é que sou meio sem sorte...
JOSEFA: Fala da sua paixão por Antonio Sampaio, não é?
BEIJA: Sim. Quando estas lembranças vêm à tona, ainda sinto algo diferente...
JOSEFA: Mas você não ama o Príncipe Pedro?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário