19 de abr. de 2012

Encontro do Século - Cap. 136



No capítulo anterior...
Motta ameaça contar a Pedro que Beija é uma prostituta
Ela tenta convencê-lo a desistir, mas o Ouvidor não cede
Beija concorda em ser sua amante, mas impõe condições
Satisfeito Motta vai embora
Beija diz a Severina que vai dar um fim no Ouvidor

CAP. 136

SEVERINA (assustada): Sinhá? Não está falando sério, está?
BEIJA: Não sei, Severina, vamos ver como as coisas acontecem daqui pra frente. Eu sinto tanto ódio desse homem que se pudesse o esganava eu mesma, com as minhas próprias mãos! Maldito! Não bastasse todo o mal que me causou ainda ousa cruzar o meu caminho novamente!
SEVERINA: Sinhá, pense bem, não compensa cometer um desatino desses. Ele é um ouvidor, é um homem importante. Se alguma coisa de mal lhe acontecer, certamente que a justiça fará tudo para descobrir. Além do mais é protegido de D. João... Acho melhor a Sinhá pensar muito bem antes de tomar qualquer atitude.
BEIJA: Tem razão, Severina, tem toda a razão. É que estou nervosa demais para pensar com clareza. Nervosa é pouco, estou mesmo irada! Minha vontade é de chutar o traseiro desse velho safado e sem vergonha...
SEVERINA: Acalme, Sinhá. Vou lhe preparar um chá de erva cidreira. Volto logo.

Inconformada Beija anda de um lado para outro da sala.

Na manhã seguinte, na mesma sala...

JOSEFA: Beija, mal posso acreditar em tudo que acaba de me contar...
BEIJA: Você que é mais experiente, mais vivida, o que me aconselha a fazer? Como devo agir?
JOSEFA: Experiente eu, Beija? Sou uma simples dona de casa com idéias abolicionistas, só isso...
BEIJA: Mas me diga, me dê uma luz que seja...
JOSEFA: Acredito que nas atuais circunstâncias não tem alternativa a não ser aceitar a proposta do Ouvidor. Claro, será um sacrifício e tanto, entendo perfeitamente, mas para preservar sua relação com o Príncipe isso se torna absolutamente necessário.
BEIJA: E como vou me livrar do canalha? Essa situação não pode se prolongar indefinidamente...
JOSEFA: Você terá de revelar seu passado ao Príncipe.
BEIJA: Mas se fizer isso o perderei para sempre.
JOSEFA: Aí que entra a sua habilidade.  Você revelará de uma forma tão sutil que o convencerá da sua situação de vítima. Por mais laços que existam entre o Ouvidor Motta e D. João, D. Pedro não o beija na boca e nem dorme junto com ele. Ou seja, a tendência é que fique a seu lado...
BEIJA: Sabia que algum caminho você poderia me apontar. Sou uma boa estrategista, normalmente sei lidar com situações complicadas, mas devo confessar que o nome Motta me causa tanta repulsa que não estava conseguindo articular nada.
JOSEFA: Entendo. Acho você até fria demais para lidar com essa situação toda. Creio que se fosse comigo entraria em desespero total.
BEIJA: Agora, quanto ao Pedro/ (corta)

Pedro adentra a sala interrompendo sua fala:

PEDRO: Quanto ao Pedro... O que falava de mim, Beija?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário