21 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 138



No capítulo anterior...
Pedro chega e surpreende Beija e Josefa falando seu nome
Beija despista, faz elogios e diz que falavam muito bem dele
Pedro pergunta se Beija já tem uma resposta para D. Carlota
Ela aceita temporariamente a função de “dama de companhia” da rainha
Perdizes pergunta a Motta o que resolveu com Beija
Motta diz que Beija comerá na sua mão. Chalaça ouve intrigado

CAP. 138

Chalaça fica curioso, mas logo Perdizes e Motta desconfiam da presença de alguém e caminham na sua direção.

CHALAÇA (sem graça): Bom dia, cavalheiros. Há algo que possa fazer para lhes ajudar?
MOTTA: Não, meu bom Chalaça, estamos aguardando para falar com D. João.
CHALAÇA: Ah sim... Pelo visto a conversa dele com o Barbacena deve demorar um estirão.
PERDIZES: Vamos até o jardim, respirar um pouco de ar puro, enquanto isso enrolamos o tempo...
CHALAÇA: Façam isso, senhores. Assim que Sua Majestade terminar a reunião eu lhes chamo.

Os dois se retiram. Chalaça os observa pensativo.

CHALAÇA: Tem algum caroço embaixo desse angu. E é isso que preciso descobrir. Como, ainda não sei, mas hei de encontrar um jeito...

Horas mais tarde...

O Príncipe, que acaba de chegar, cruza com Chalaça na entrada do palácio.

PEDRO: Venho do centro da cidade e trago novidades.
CHALAÇA: O que aconteceu de tão bom para lhe deixar assim, exultante?
PEDRO: Beija aceitou ser a dama de companhia da senhora minha mãe. Sabe o que isso quer dizer? Que passaremos a maior parte do tempo juntos. Isso não é ótimo?
CHALAÇA: Depende do ponto de vista. Pode ser muito bom, mas também pode manchar as vossas reputações perante a Corte... É uma faca de dois gumes...
PEDRO: Ah, Chalaça! Lá vem você com seu pessimismo de sempre...
CHALAÇA: Não é pessimismo, Pedro, é realismo. Estou vendo as coisas como realmente são.
PEDRO (desapontado): Oras! Fique aí com seu pessimismo que vou logo dar a notícia à senhora minha mãe, que certamente ficará mais feliz... (e sai)
CHALAÇA (para si mesmo): Só me faltava essa! Com Beija morando aqui minhas chances de possuí-la ficarão perto de zero! Eu preciso ter aquela formosura na minha cama!

Rapidamente Pedro galga os degraus da escadaria e vai ao encontro da mãe.

PEDRO: Minha mãe, tenho duas notícias para lhe dar. A boa é que Beija aceitou ser sua dama de companhia.

D. CARLOTA: Que coisa agradável, meu filho! Quer dizer que a rapariga aceitou ser minha acompanhante? Eu sabia desde o princípio que aquela rapariga era das minhas...

PEDRO: A segunda notícia, não tão boa, é que é por pouco tempo, somente até a senhora encontrar alguém mais disponível para a função.

Nisso, D. João que estava na sala ao lado, adentra o recinto e já vai logo se pronunciando sobre o assunto:

D. JOÃO: Aquela rapariga, por quem estás enrabichado? Dama de companhia de Carlota Joaquina? Podem esquecer! Não permitirei isso de jeito nenhum!

Continua segunda-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário