23 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 139



No capítulo anterior...
Motta diz que Beija comerá na sua mão. Chalaça ouve intrigado
Perdizes e Motta percebem Chalaça, mudam de assunto e se retiram
Pedro chega alegre porque Beija aceitou ser a dama de companhia da Rainha
Chalaça não gosta, porque ficará mais difícil se aproximar dela
Pedro comunica à Rainha, que fica muito satisfeita
D. João interrompe e avisa que não aceitará Beija na função

CAP. 139

PEDRO: Ora, meu pai, por que não?
D. JOÃO: Se já estás enrabichado pela rapariga, trazê-la pra dentro deste palácio só fará com que fiques mais enrabichado ainda.
D. CARLOTA: E desde quando tu enfias a colher de pau nas minhas escolhas, hein, seu velho babão? A rapariga será minha dama de companhia sim e ponto. Não se fala mais nisso!
D. JOÃO: Mas, Carlotinha...
D. CARLOTA: Não tem mais, mais... Está decidido. E se ousares me desafiar já sabe o que faço contigo...
D. JOÃO: Está bem, meu amor. Eu concordo. O que não faço por ti?
D. CARLOTA: Ora essa! Era só o que me faltava! Este velho babão dando palpites na escolha dos meus serviçais!
D. JOÃO: Está bem, Carlotinha, não precisa brigar mais. Já concordei contigo... (tom) Mas não permito que Pedro se aproxime dessa rapariga, que isso fique bem claro! Já mandei mensageiro à Europa buscar uma noiva para nosso filho, e o retrato deve chegar dentre em breve.
D. CARLOTA: Se Pedro vai se enrabichar com a rapariga, não tenho nada a ver com isso, o fato é que a moça vai ser minha companhia.
PEDRO: Está bem, parem vocês. Daqui a pouco vão começar uma discussão séria por uma bobagem. Papai concordou com a vinda da moça e senhora, mamãe, não provoque mais.

TRÊS MESES DEPOIS...

Beija se tornou a “dama de companhia” de D. Carlota. São amigas e confidentes. Agora passa a maior parte do tempo na Quinta da Boa Vista. Eventualmente vai à sua casa no centro da cidade.

Tornou-se uma figura muito conhecida na Corte. Muitos nobres a desejam e lhe fazem as mais diversas propostas: desde simples namoro, viagens pela Europa e, claro, casamento. Muitos figurões sonham casar seus filhos com tão bela “moça”.

Num dos corredores do palácio, o Ouvidor Motta passa por Beija e faz um gesto de cabeça. Visivelmente constrangida ela gesticula para que se retire. À distância Chalaça observa desconfiado.

Poucos depois...

BEIJA: Majestade, se me permite, preciso de dois dias de folga para visitar minha casa. Preciso tomar algumas providências por lá. Dar ordens aos empregados da chácara...
D. CARLOTA: Mas, de novo, Beija? Tem poucos dias que fostes lá...
BEIJA: Não senhora, Majestade, tem mais de um mês a última vez que fui...
D. CARLOTA: Está bem, pode ir, mas volte logo, pois sabes que sinto muito a sua falta.

Escondido atrás de uma pilastra, Chalaça ouve a conversa, e murmura.

CHALAÇA (para si mesmo): É hoje que vou ter a confirmação das minhas desconfianças. É hoje que pego Beija no flagra!

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário