25 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 141



No capítulo anterior...
Chalaça ouve Beija pedindo à Rainha para se ausentar
Ele a segue até a chácara e vê a chegada de Motta
Chalaça tem evidências de que reataram o caso
Na manhã seguinte procura Beija e faz elogios
Beija estranha o discurso e os absurdos que ele fala
Chalaça diz que deseja possuir Beija

CAP. 141

BEIJA: Chalaça, faça o seguinte: vá embora agora, nunca mais toque nesse assunto e eu vou fingir que nada aconteceu. Será melhor para você.
CHALAÇA: Não disse que vim aqui para falar? Então vou falar tudo que tenho para falar. Demorei muito a criar coragem para fazer isto e agora não vou fraquejar.
BEIJA: Por favor, não insista... Faça o que estou lhe pedindo. Vá embora, por favor.
CHALAÇA: Não! Só vou embora quando me der a sua resposta.
BEIJA: Você está louco, ensandecido! Acha mesmo que iria me deitar com você, o melhor amigo de Pedro?
CHALAÇA (irônico): Sinceramente? Sim, eu acho que sim. Aliás, tenho certeza que sim!
BEIJA: O que lhe dá tanta certeza disso?
CHALAÇA: Você gosta muito do Príncipe, certo? E também quer que seu relacionamento com ele seja bem duradouro, certo? Pois bem, então certamente dirá sim à minha proposta. Porque o Príncipe não gostaria nada de saber que a sua amada anda se encontrando e servindo ao Ouvidor Motta...
BEIJA (chocada): O quê?
CHALAÇA: É isso mesmo, Beija. Eu sei que reatou seu caso com o Ouvidor Motta. E não é de hoje. Faz tempo que estou desconfiado e venho colhendo evidências.
BEIJA: Reatou? Quer dizer que.../
CHALAÇA: Também sei de toda a história de Minas, de uma certa “Moça do Ouvidor”...

Acuada, Beija anda de um lado para outro da sala, inconformada.

BEIJA: Ah meu Deus... Eu não vou aguentar...
CHALAÇA: Sei tudo sobre o seu passado obscuro, Beija, e esteja certa de uma coisa: caso recuse minha proposta não hesitarei em revelar tudo a Pedro. Afinal de contas, não tenho nada a perder...
BEIJA: E quando Pedro descobrir que está me assediando?
PEDRO: A esta altura você já teria sido colocada porta afora daquele palácio... Isso seria tido como um fato irrelevante...
BEIJA: Como tem coragem de me desejar, de me chantagear, mesmo sabendo que amo seu melhor amigo?
CHALAÇA: Como já disse, não acredito nesse relacionamento de vocês. Mais dias, menos dias, isso terá um fim. Por isso não me sinto culpado. Como amigos de anos e anos, Pedro e eu já compartilhamos outras mulheres. Não seria a primeira vez!
BEIJA: Canalha! É isso o que você é...
CHALAÇA: Por dinheiro, poder e mulheres, os homens são capazes de qualquer coisa! Lembre-se: qualquer coisa!
BEIJA: Está bem! Eu não tenho escolha, não é mesmo? Um chantagista a mais ou um a menos não vai fazer tanta diferença assim... Me procure aqui hoje, na calada da noite. Mas seja o mais discreto que puder.

Logo após o almoço...

Bate à porta. Severina atende. Motta entra e aguarda sentado com um pacote nas mãos.

BEIJA: Motta? O que quer aqui? Já não lhe disse para não me procurar?
MOTTA: Vim lhe trazer este presente (e entrega o pacote)
BEIJA: Agradeço muito, mas nos vimos ontem, não havia necessidade de vir aqui.

Nisso Pedro adentra a sala e se assusta:

PEDRO: Motta, o que faz aqui?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário