30 de abr. de 2012

Encontro do Século - CAP. 145



No capítulo anterior...
Chalaça chega e está ansioso para se deitar com Beija
Ela o recebe fria, porém gentil
Muito ansioso, Chalaça falha na hora H
Beija se diverte contando para a escrava o acontecido
O Príncipe procura por Chalaça, que está deitado de ressaca
Pedro pergunta a Beija o quê o Ouvidor fazia em sua casa

CAP. 145

BEIJA: Pedro, de novo esse assunto? Foi exatamente aquilo que ouviu: Motta foi me levar um convite de D. Veridiana, só isso...
PEDRO (irritado): Só isso? Por acaso tenho cara de idiota, Beija? Você se ausenta do palácio por dois dias e exatamente nesses dois dias Motta resolve procurá-la na sua casa? Faça-me o favor! Não seria mais correto procurá-la aqui no palácio, já que agora vive aqui?
BEIJA: Não sei explicar porque resolveu aparecer lá, mas posso garantir, não tenho nada com o Dr. Motta. O assunto era mesmo o convite da esposa, que aliás nem vou aceitar, porque não me simpatizo com aquela senhora. Há algo nela que não me agrada...
PEDRO: Há sim, Beija, ciúmes do marido. Todo mundo sabe que Veridiana é um poço de ciúmes e todo mundo percebe os olhares gulosos que lança sobre você...
BEIJA: Pedro, você fala de um jeito... Parece que sou culpada por ser desejada...
PEDRO: Estou farto disso! Não suporto esse bando de homens lhe cortejando, andando atrás de você como cachorrinhos, beijando seus pés e prontos a lhe estender o tapete...
BEIJA: Você está com ciúmes... Isso é bom, significa que me ama de verdade...
PEDRO: Mas não estou achando graça nenhuma nisso. Minha vontade é voar na goela desses marmanjos e lhes ensinar bons modos!
BEIJA: Calma, meu amor. O importante é que sou só sua. Deixe que os outros olhem, suspirem, desejem... Mas no fundo você é meu único dono...
PEDRO: Já falei na cara do Motta que não o quero rondando a sua casa. E você faça-me o favor de não ficar dando corda. Não dê liberdade, não aceite convites, nada! Mantenha-se distante daquele sujeito. Conheço muito bem o Ouvidor. Com aquele lá não se pode facilitar.
BEIJA: Você fez mesmo isso? Obrigado por me defender, meu amor, obrigado.

Depois do almoço, nas baias...

PEDRO: Por onde andou, Chalaça? O guarda me disse que chegou com o dia clareando...
CHALAÇA: Verdade. Foi uma noite longa...
PEDRO: Mas me diga, o quê aconteceu de tão bom assim, que o fez perder a noção do tempo?
CHALAÇA: Uma nova mulata que chegou à taverna. Meu amigo, se lhe contar você não vai acreditar... Aquilo não é mulher, é uma máquina de prazer...
PEDRO: Posso imaginar... Dia desses vou aparecer por lá para conhecê-la...
CHALAÇA: Mas você me parece meio sério, sisudo... Aconteceu alguma coisa?
PEDRO: Sim. Beija e eu acabamos de ter uma discussão. Estive em sua casa ontem e com quem me deparo lá, fazendo uma visitinha de cortesia? Motta, o Ouvidor Motta. Justo nos dois dias em que Beija se afastou do palácio?
CHALAÇA: Ora, Pedro, está cismado à toa... Motta é um homem íntegro, correto, merecedor da confiança de seu pai há anos... Não creio que seria capaz de uma atitude dessas...
PEDRO: Mas você bem sabe que quando o assunto é mulher, sua fama também vem de longa data... Prefiro não correr riscos e já o adverti logo para que fique longe de Beija!
CHALAÇA: Desnecessário, meu caro Pedro. O Ouvidor não teria a audácia de cortejar justamente a “Favorita do Regente”...
PEDRO: Mas, afinal, porque defende tanto o Ouvidor Motta?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário