8 de mai. de 2012

Encontro do Século - CAP. 152



No capítulo anterior...
Pedro comunica a Beija que vai se casar com Leopoldina
Beija fica estarrecida e não compreende o rompimento brusco
Pedro explica que seu pai o obriga em função de um documento
O acordo nupcial foi feito com o Imperador da Áustria, Francisco I
Beija desiste de contar a Pedro sobre sua gravidez
Pedro sente o fim do relacionamento e Chalaça o consola
Beija manda convidar Chalaça para um encontro na chácara

CAP. 152

SEVERINA: A Sinhá quer dar uma lição nele?
BEIJA: Sim, para que saiba com quem está lidando. Isso é para aquele cretino aprender a não chantagear ninguém, nunca mais!
SEVERINA: O que a Sinhá vai fazer com ele?
BEIJA: Aguarde. Você será uma das primeiras a saber. Agora vá, e instrua Moisés para dar o recado.

Na tarde do dia seguinte, nas baias do palácio.

PEDRO: Chalaça? Aonde vai todo paramentado assim, meu caro?
CHALAÇA: Vou ao encontro de uma dama...
PEDRO: Mas precisa caprichar tanto assim na aparência? Está mais com cara de quem vai a um baile de gala... E pode se saber o nome dessa dama?
CHALAÇA: Não... É segredo. Não conto nem sob tortura... Mas posso garantir que merece toda essa preparação e muito mais. É uma pessoa muito especial. E se mandou me chamar, é por um motivo muito especial, o qual até desconfio qual seja...
PEDRO: Está bem. Justificativa aceita. Boa sorte no seu encontro. (e sai)
CHALAÇA (para si mesmo): Algo me diz que D. Beija me quer como seu novo amante. Já que levou o pé na bunda de Pedro, quer algum outro nobre para ocupar seu espaço. Fico muito satisfeito que este outro seja eu... (risos de felicidade)

Numa outra área do palácio, D. Carlota se abana do calor enquanto D. João degusta uma coxa de galinha.

D. CARLOTA: É uma pena que Beija não possa mais ser minha dama de companhia. Gostava muito daquela rapariga. Mas me pediu para se afastar das funções. Disse que pretende passar uma temporada nas Minas Gerais, em companhia dos pais enfermos...
D. JOÃO: Melhor assim. Agora que menino Pedrinho vai se casar não seria prudente que aquela rapariga vivesse aqui pelo palácio a tentá-lo...
D. CARLOTA: Pois eu fazia muito mais gosto na união de Pedrinho com Beija do que com essa desenxabida da Áustria... Menina magrela, feia... Uma pobre coitada. Beija é muito mais linda, tem muito mais presença... Física e de espírito também...
D. JOÃO: Estou fazendo o que é melhor para nosso filho. Hoje não me entendes, mas amanhã vais me agradecer por ter agido assim.
D. CARLOTA: Eu, te agradecer? Se tudo certo, não fizeste mais que sua obrigação, afinal de contas é o teu filho!

Cai a noite. Chalaça chega à Chácara Cedro. Desce da charrete e caminha na direção da escadaria que dá acesso à porta principal da casa. Nisso, dois cães ferozes se aproximam e começam a ladrar furiosos.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário