10 de mai. de 2012

Encontro do Século - CAP. 154



No capítulo anterior...
Chalaça chega à chácara e é cercado por dois cães furiosos
É atacado e ferido, mas um escravo aparece para salvá-lo
Pedro se casa com D. Leopoldina numa rica cerimônia
Severina conta, mas Beija se mostra indiferente a tudo
Seis meses se passam
Pedro não resiste e procura Beija
O Príncipe fica admirado com sua barriga enorme

CAP. 154

Pedro sobe a escadaria e se aproxima.

BEIJA (indiferente): O que Vossa Alteza deseja?
PEDRO: Quero falar com você, Beija. Não vai me convidar a entrar?
BEIJA: Pois não, Alteza, entre.

No interior da sala...

PEDRO: Porque tanta formalidade comigo, se somos tão íntimos?
BEIJA: Éramos, Pedro. Não somos mais. Você me deixou e seguiu seu caminho. Hoje é um homem casado.
PEDRO: Mas isso não tem a menor importância. O que importa mesmo é o amor que sinto por você. Esses meses foram uma eternidade longe de ti. Já não via a hora de lhe encontrar. Pensava até que tivesse ido embora do Rio de Janeiro...
BEIJA: Me encontrar? Me encontrar pra quê?
PEDRO: Foi por esse amor imenso que sinto é que vim atrás de você. Porque não estou conseguindo viver longe de seus braços, dos seus carinhos, do seu sexo...
BEIJA: Deveria ter pensado nisso antes de me abandonar...
PEDRO: Já lhe expliquei um milhão de vezes. Não tive alternativa...
BEIJA: E agora, o que quer de mim?
PEDRO: Queria lhe ver, tocar, sentir, beijar... Matar essa saudade que me consome, esse desejo que me devora...
BEIJA: Suas palavras são muito bonitas, românticas até... Mas a realidade é bem mais dura que isso. Sofri o diabo quando me deixou. Tive que me reconstruir do zero, dos cacos... E agora que começo a me aprumar, me aparece de novo... O que pode me oferecer agora, Pedro? O posto de amante favorita?

Pedro ignora a pergunta, anda de um lado para outro da sala, remoendo um outro pensamento...

PEDRO: Beija, essa sua barriga... Você está com uma barriga enorme... Beija, me diga: esse filho que espera, é meu?
BEIJA: Não. Não é seu.
PEDRO: Mas a julgar pelo volume da sua barriga e a época em que nos afastamos... Tudo leva a crer que sim... Esse filho pode ser meu...
BEIJA (firme): Não. Não é.
PEDRO: Então se o filho não é meu, andava me traindo com alguém...
BEIJA: Faça-me o favor, Pedro. Não me venha cobrar fidelidade, coisa que você nunca deu... Ou pensa que não sabia das suas escapadas? Da suas noitadas de bebedeiras e orgias com as negras e mulatas nas tavernas?
PEDRO: Me diga, Beija, de quem é esse filho?
BEIJA: Está bem. Já que deseja tanto saber, eu lhe digo: esse filho é do Ouvidor Motta.

Pedro fica pasmo.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário