18 de mai. de 2012

Encontro do Século - CAP. 161



No capítulo anterior...
Beija avisa que vai abrir a chácara para receber amantes
Pedro a aconselha a se casar com algum nobre, mas ela recusa
O Príncipe se diz preocupado com a educação de Pedro Antonio
Beija avisa que o filho será criado na cidade, longe dali
Pedro diz que a ama, mas ela não se convence
Beija inaugura a Chácara Cedro numa festa luxuosa

CAP. 161

BEIJA: Como eu dizia, nossa casa tem a proposta de ser uma ambiente de lazer e descontração para todos. É claro que há algumas regrinhas, para que nossa convivência seja o mais harmônica possível. A partir de amanhã os senhores pagarão uma quantia mínima para participarem dos saraus, em ouro, pedras preciosas, ou mesmo moedas. Severina irá lhes orientar nesse aspecto.
VISITANTE 1: E a bebida?
BEIJA: Bebida e comida serão servidas à vontade, tudo do bom e do melhor, sempre com iguarias importadas dos melhores pontos da Europa.
VISITANTE 2: Como funciona a casa, Dona Beija?
BEIJA: Funciona assim: Ouviremos música, dançaremos, beberemos, conversaremos bastante e ao final da noite escolherei um dentre vós para passar a noite comigo.
VISITANTE 2: Mas e os que não forem escolhidos?
BEIJA: Não lhes restará outra opção que não voltar num outro dia...

Um “aaaahhhh” de protesto ecoa pelo salão.

BEIJA: Cavalheiros, hão de concordar comigo de que não teria condições de atender a todos...
VISITANTE 3: Então Dona Beija terá outras moças na casa para atender a clientela?
BEIJA: Não. Serei a única neste recinto. Quem quiser se satisfazer com outras, que procure as tavernas fétidas da cidade. Não vou me nivelar por baixo, afinal de contas fui por muito tempo a “favorita” de Sua Alteza.
VISITANTE 2: Foi ou ainda é?
BEIJA: Não digo que sim, nem que não... A boa ética me impede de respondê-lo...

Risos e um burburinho varrem o ambiente.

BEIJA: Senhores, um instante, por favor... (pausa) Concluindo: espero que se divirtam bastante. Quaisquer dúvidas sobre o funcionamento da casa, consultem meus auxiliares. Severina, Moisés e Josué estão aptos a esclarecer-lhes. Agradeço a todos a gentileza de terem aceitado meu convite e divirtam-se!

Salva de palmas.

A festa segue animada. Música, bebidas, comidas... Beija cumprimenta um a um dos convidados, agradece a presença, esclarece dúvidas e encanta a todos com sua forma polida de receber.

Mais tarde, numa conversa aos sussurros...

SEVERINA: A Sinhá já pensou em quem será o escolhido para a primeira noite? Ninguém arredou o pé ainda. A casa permanece lotada.
BEIJA: Estou pensando, mas ainda estou em dúvida entre três ou quatro nomes... Não posso errar nessa escolha. Tem de ser alguém importante, influente, entende?
SEVERINA: Mas a ansiedade de todos é muito grande, Sinhá. Qualquer que seja o escolhido, todos sairão daqui frustrados...
BEIJA: Esse é o segredo do nosso negócio, Severina. Se todos saírem daqui satisfeitos, não voltarão mais. Quanto mais tempo mantê-los na expectativa, melhor será para nós e para nossos cofres...

Minutos depois...

BEIJA: Senhores, um minuto de sua atenção, por favor. Chegamos ao ponto culminante da festa. O momento em que vou anunciar qual de vós foi o escolhido para a primeira noite. Sei que muitos ficarão tristinhos, mas o meu escolhido é.../

Nesse exato instante Pedro se posta na entrada principal do salão. Beija interrompe a fala.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário