21 de mai. de 2012

Encontro do Século - CAP. 163



No capítulo anterior...
Quando Beija vai anunciar o escolhido da noite, Pedro aparece
Constrangida Beija o escolhe
No quarto Pedro pergunta se foi escolhido por amor
Beija nega. Diz que foi apenas por ser o mais importante
O Príncipe lhe implora para que feche o estabelecimento
Beija aceita, desde que Pedro deixe Leopoldina

CAP. 163

PEDRO: Sabe que não posso fazer isso, Beija, ainda mais agora que Leopoldina está grávida. Meu pai não aceitaria de forma alguma!
BEIJA: Então continua tudo com está. Você continua com a sua esposinha e me deixa em paz. Se quiser aparecer por aqui, apareça. Mas não posso lhe garantir que será sempre o escolhido, afinal tenho de defender os interesses da casa e da clientela.
PEDRO (nervoso): Está bem, Beija, que seja como você quer. Mas afinal, se fui escolhido, tenho direito a uma noite de amor com você, não é isso?
BEIJA: Sim, e apenas isso.
PEDRO: Então venha. Quero desfrutar do prêmio que conquistei.

Pedro a abraça e a beija, ávido de desejo e paixão. Mas Beija se finge de indiferente e fria.

Na manhã seguinte, no café da manhã, logo depois da partida de Pedro...

SEVERINA: A Sinhá não parecia muito à vontade com o Príncipe Pedro... Não gostou da noite?
BEIJA: Não. Pedro insiste nas velhas cobranças de sempre.
SEVERINA: Mas a Sinhá não o ama? Se gosta dele porque não aceita seu amor?
BEIJA: Oras, Severina, se demonstrar que o amo, ele toma de conta da situação. Vai me submeter a todos os seus caprichos. Preciso fingir de indiferente para dar as cartas. Só Deus sabe o quanto me custou passar a noite toda a seu lado fingindo que não sentia nada. Mas tem de ser assim. Precisa ser...

Algumas noites depois...

Severina nota entre os presentes alguém que lhe chama a atenção.

SEVERINA: Eu não acredito que este cidadão tenha tido a cara de pau de aparecer aqui! Dona Beija precisa saber disso...

Discretamente a escrava tira a patroa de cena para lhe confidenciar.

SEVERINA: A Sinhá não vai acreditar quem está entre os presentes hoje...
BEIJA: Quem, criatura, me conte logo, ao invés de ficar instigando a minha curiosidade.
SEVERINA: O Senhor Chalaça. Ele está ali, bem no canto do salão...
BEIJA: Esse miserável me paga. Será que pensa que não sei que anda me difamando pela Corte e jogando D. João contra mim? Me aguarde!

Chega a hora da escolha do sortudo da noite.

BEIJA: Senhores, é chegada a hora. Quem será o escolhido? Pois eu lhes digo: o escolhido desta noite é o senhor Chalaça, ilustre membro da Corte e amigo íntimo de nosso Príncipe Regente.

Chalaça não se contém de tanta felicidade.

BEIJA (sussurrando para si mesma): Ele não perde por esperar!

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário