31 de mai. de 2012

Encontro do Século - CAP. 172



No capítulo anterior...
Pedro fica encantado ao conhecer Domitília
A moça fica deslumbrada, mas o pai a rechaça
Domitília traiu o marido e por isso quase foi assassinada
Pedro e Domitília se encontram às escondidas e fazem amor
O Príncipe a convida para viver no Rio de Janeiro

CAP. 172

DOMITÍLIA: Mas Vossa Alteza não é um homem casado?
PEDRO: E quem disse que o papel pode impedir um homem de viver um grande amor?
DOMITÍLIA: Se não impede um homem, poderá impedir uma mulher?
PEDRO: Claro que não. Sou casado sim, mas nada impede que lhe doe meu coração, assim como todo o meu corpo e algumas horas do meu dia.
DOMITÍLIA: Se o Príncipe assim o diz, eu confio e aceito seu convite.
PEDRO: Então prepare todas as suas coisas. Em alguns dias mando mensageiro para lhe buscar.

De volta à sala da propriedade, Pedro fica conhecendo a outra filha do fazendeiro.

TC JOÃO: Alteza, esta é Benedita, minha outra filha.
BENEDITA: Alteza, realmente é mais bonito pessoalmente do que diziam.
PEDRO: Obrigado pela gentileza, senhorita. Também estou encantado.

Domitília olha à distância, desconfortável com a situação.

TC JOÃO: Benedita é casada com Boaventura Delfim Pereira.
BENEDITA: Ora, papai, diz que sou casada só para me fazer parecer mais velha...
DOMITÍLIA (aproximando): E você é realmente a mais velha, não é mesmo, irmãzinha?
TC JOÃO: Meninas, não vão começar a troca de gentilezas, principalmente na frente de Sua Alteza, não é mesmo?
DOMITÍLIA: Tem razão, meu pai, melhor preparar alguma coisa para Sua Alteza beber...

Pedro fica sem graça e percebe que o clima entre as irmãs não é dos melhores.

Pouco depois elas se encontram a sós na copa.

DOMITÍLIA: Deixe de ser intrometida e fique longe do Príncipe!
BENEDITA: Está despeitada só porque gostou mais de mim do que de você?
DOMITÍLIA: Se enxerga, Benedita! Não tenho a menor dúvida de que gostou mais de mim. Você é que está se atirando feito uma desesperada!
BENEDITA: Não tenho culpa se sou mais interessante que você!
DOMITÍLIA: Não me faça rir! Todo mundo diz que a mais bonita sou eu! Coloque-se no seu lugar! Dê-se o respeito! Você é uma mulher casada!
BENEDITA: E você, por acaso é solteira? Sua situação é pior... Você é uma mulher largada pelo marido! E se quer saber, o Príncipe também é casado.
DOMITÍLIA: E daí? Mas está interessado em mim. Convidou-me para viver com ele no Rio de Janeiro...
BENEDITA: E depois quem está se atirando sou eu... Aposto até que já se deitou com ele, não é mesmo, adúltera?

O clima fica tenso, mas quando as duas vão se pegar nos tapas, Pedro aparece:

PEDRO: Do quê mesmo as senhoritas estão falando?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário