7 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 178



No capítulo anterior
Benedita revela ao pai que Domitília fugiu
TC João se revolta com o desprezo de Benedita
Domitília chega ao Rio e se encontra com Pedro na Fazenda Santa Cruz
O casal faz amor e Pedro faz planos para Domitília.

CAP. 178

PEDRO: Se depender de mim, seu futuro será grandioso no Rio de Janeiro.
DOMITÍLIA: Não me iluda, Pedro, o que pode me oferecer além de uns poucos momentos felizes como estes que acabamos de viver?
PEDRO: Posso lhe mostrar o caminho do paraíso, mas também posso resolver problemas práticos, comuns a todos os mortais. Mas prefiro trilhar contigo o caminho da felicidade.
DOMITÍLIA: Muito bonito isso... Olha que posso acreditar...
PEDRO: Acredite. Quero lhe fazer uma mulher muito feliz e também quero ser feliz ao seu lado. Primeiro vamos cuidar de um lugar para sua instalação na cidade. Esta fazenda é um lugar extremamente agradável, mas é um pouco distante.
DOMITÍLIA: Por mim ficaríamos a vida toda aqui nessa fazenda, perdidos, isolados e fazendo amor...
PEDRO: Poético isso, mas a vida é bem mais dura que isso, minha querida. Vamos... O jantar nos espera...

O casal retorna para a casa grande num mesmo cavalo, Domitília à frente envolta pelos braços de Pedro.

Dias depois Domitília se instala num confortável sobrado no Estácio de Sá. O bairro é um pouco afastado do centro.

A moradora espalha alguns objetos pela casa, com a ajuda da escrava Tininha. Pedro chega (se beijam).

PEDRO: O que achou da nova residência, minha querida?
DOMITÍLIA: Estou gostando muito. Em breve ficará com a minha cara.
PEDRO: Não é tão grande nem confortável quanto a Fazenda Santa Cruz, mas é sua. Creio que ficará melhor aqui. Sem falar que é um lugar discreto. Poderei vir aqui sem levantar suspeitas.
DOMITÍLIA: Espero que venha muitas vezes...
PEDRO: Claro, meu amor, virei sempre que possível... E quero lhe encontrar esperando por mim de braços abertos...
DOMITÍLIA: Venha. Quero lhe mostrar a parte mais importante da casa...

Ela puxa Pedro pela mão, sobem as escadas e adentram o quarto do casal.

PEDRO (surpreso): Puxa, você caprichou aqui... É a parte mais bonita da casa.
DOMITÍLIA: Preparei com todo o carinho, especialmente para você.

Beijam-se demoradamente e se atiram na cama. O casal vive em total harmonia, verdadeiro clima de lua de mel.

Corta para a Quinta da Boa Vista. José Bonifácio interroga Chalaça.

BONIFÁCIO: Mas afinal, por onde anda D. Pedro? Há dois dias não aparece no palácio! E já soube que não está no Paço Imperial...
CHALAÇA: Infelizmente nada posso dizer, Bonifácio.
BONIFÁCIO: Onde estaria o Imperador? Diga-me!

D. Leopoldina ouve intrigada a conversa atrás da porta.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário