8 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 179



No capítulo anterior...
O casal faz amor e Pedro faz planos para a amada
Domitília se instala no discreto bairro do Estácio de Sá
Pedro passa duas noites lá e desperta preocupações na Corte
José Bonifácio pergunta a Chalaça onde está o Imperador
Leopoldina, intrigada, ouve a conversa atrás da porta

CAP. 179

BONIFÁCIO: Tenho certeza de que sabe onde está o Imperador.
CHALAÇA: Pois eu não sei. E mesmo que soubesse não diria. E agora, se o senhor me der licença, preciso me retirar, pois tenho muito o que fazer.

Corta para o quarto da Imperatriz, que desabafa com sua dama de companhia.

LEOPOLDINA (irritada): Eles pensam que me enganam. Pensam que sou uma perfeita idiota. Sei muito bem onde Pedro deve estar.
MARIA FLORA: Vossa Alteza tem alguma desconfiança?
LEOPOLDINA: Sim, claro. Pedro deve estar na casa daquela desavergonhada da Beija. Não é pra lá que sempre foge para seus momentos de lazer?
MARIA FLORA: Não creio nisso, Alteza, será que D. Pedro freqüenta mesmo a casa de D. Beija, como dizem?
LEOPOLDINA: Sei que todos tentam me poupar, evitam comentar, mas não sou boba, dona Flora, percebo um comentário aqui, outro ali. Vejo a cara de deboche com que olham pra mim...
MARIA FLORA: Não sei o que dizer, mas acho que o melhor que Vossa Alteza tem a fazer agora é descansar. Seu estado recomenda repouso. Além do mais, a qualquer momento D. Pedro entrará por estas portas, desmentindo todos esses boatos.

Enquanto isso, no sobrado do Estácio, o casal apaixonado faz amor mais uma vez.

PEDRO (vestindo as roupas): É melhor que eu vá agora. Certamente estão ansiosos por notícias minhas.
DOMITÍLIA: Ah... Que pena... Fique mais um pouco...
PEDRO: Já estou há dois dias aqui e não posso negligenciar minhas funções. Além do mais isso é coisa que não se faz, sumir no mundo sem avisar.
DOMITÍLIA: Então me prometa que voltará outras vezes, com mais tempo, para nos amarmos mais.
PEDRO: Sim, claro. Temos uma vida toda pela frente. E agora estamos na mesma cidade. Sempre que tiver um tempinho, corro pra cá.
DOMITÍLIA: Está bem. Estarei lhe esperando de braços abertos.

Beijam-se apaixonados. Domitília insiste em segurá-lo com seus beijos, e o amado, quase querendo ficar, mas sabe que o dever lhe chama.

Pedro monta no cavalo e parte enquanto ela acena da janela.

Horas mais tarde, Beija está no quarto se preparando para descer ao salão e receber seus convidados. A escrava adentra o recinto ansiosa.

SEVERINA: Sinhá, preciso lhe contar uma coisa.
BEIJA: O que é? A julgar pela sua feição deve ser algo importante... Diga logo. Não me mate de curiosidade.
SEVERINA: Soube de um convidado no salão que há dois dias D. Pedro não aparece na Quinta da Boa Vista. Estão todos muito preocupados com o sumiço do Imperador.
BEIJA (intrigada): Então Pedro desapareceu?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário