12 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 182



No capítulo anterior...
Chalaça pergunta a Pedro onde pretende chegar envolvido com três mulheres
Pedro responde que quer apenas ser feliz
Diz que não tem culpa se uma única mulher não o satisfaz
Beija se prepara para a inauguração do Teatro do Plácido
Do outro lado da cidade Domitília se empolga com a festa
Ela sonha entrar para a Corte e freqüentar seus salões
Sem seu nome na lista, Domitília é barrada na entrada do teatro

CAP. 182

DOMITÍLIA: Não pode ser! Sou convidada da parte de Sua Alteza, o Imperador D. Pedro.

O rapaz consulta detidamente a lista.

PORTEIRO: Lamento, senhora, mas apenas cumprimos ordens e já que seu nome não consta na lista, não posso deixá-la entrar.
DOMITÍLIA (nervosa): Então pergunte ao Imperador, ele lhe confirmará que sou sua convidada. Deixe-me falar com Pedro, por favor.
PORTEIRO: Infelizmente não posso fazer isso, senhora... O espetáculo já começou e não posso incomodar Sua Alteza. Tenho ordens expressas.

Domitília começa a chorar, vira as costas e sai arrasada.

Inquieto, Pedro tenta localizar a amada na platéia. Depois de alguns minutos acena para Chalaça vir até sua posição.

Chalaça percorre todo o espaço observando, mas nada encontra. Desanimado, volta até Pedro, que o manda ir à portaria.

PEDRO (baixo, ao pé do ouvido): E então, algum sinal de Titília?
CHALAÇA: Domitília esteve aqui sim, mas foi barrada na portaria porque seu nome não estava na lista de convidados.
PEDRO: Ai, meu Deus! Esqueci-me desse detalhe... Que cabeça a minha!

É então que Pedro toma uma atitude extrema.

PEDRO (gritando para os atores em cena): Parem o espetáculo! Esta apresentação está cancelada! Parem imediatamente! Os atores estão dispensados!

Todos se voltam para ele abismados. Ninguém entende nada do que se passa.

PEDRO (irado): Vão todos embora para suas casas. Não Haverá mais espetáculo!

Os atores se retiram do palco e os convidados vão se dispersando, todos perplexos com a atitude do Imperador.

Pedro se desvencilha da esposa e sai andando apressado, se livrando de todos que se postam em seu caminho. Monta o primeiro cavalo que encontra arreado e sai em disparada, encoberto pela escuridão.

LEOPOLDINA: Chalaça, pode me explicar o que está acontecendo? O que deu em Pedro? Que loucura foi essa?
CHALAÇA: Alteza, também estou me fazendo as mesmas perguntas e infelizmente não tenho nenhuma das respostas.

Corta para o sobrado do Estácio.

Domitília sentada na escada, descabelada, soluçando de tanto chorar. Pedro bate à porta e, de tão impaciente, nem espera e vai entrando.

DOMITÍLIA: Foi pra isso que me trouxe para o Rio de Janeiro? Para me humilhar desse jeito?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário