15 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 185



No capítulo anterior...
O casal discute a relação e Leopoldina toca no incidente do teatro
Pedro se irrita e mais uma vez foge do assunto
A dama de companhia reclama com Chalaça da indiferença de Pedro
Chalaça defende o amigo alegando excesso de trabalho
Severina e Beija conversam sobre a Assembléia Constituinte
Pedro as surpreende com o pequeno Pedro Antonio nos braços

CAP. 185

PEDRO: Alguém pode me dizer a que regimento pertence esse valoroso soldado?

Antes que alguém responda Flaviana entra correndo e ofegante.

FLAVIANA: Severina, ocê que pegou o Pedrinho lá? Onde tá o menino? (quando vê Pedro, se assusta) Com a sua licença, Alteza.
BEIJA (mais que depressa): Flaviana, leve Pedrinho. E vê se toma conta direito do menino. Não o deixe sozinho um instante e muito menos zanzando por aí...

Flaviana pega a criança nos braços do Imperador e sai. Pedro acompanha intrigado. Algo lhe desperta a atenção...

PEDRO: Engraçado... Esse menino parece com alguém que conheço... Tenho a impressão de tê-lo visto em algum lugar...
BEIJA (sem jeito): Bobagem sua, Pedro, criança é tudo igual. Todas têm a mesma cara...

Severina e Beija se entreolham preocupadas.

Minutos depois o casal segue para uma sala reservada.

BEIJA: Quais as boas novas, senhor Imperador?
PEDRO: A situação política não anda nada boa. Tenho sabido de muitas coisas dos Andradas, principalmente de José Bonifácio, que não têm me agradado nem um pouco.
BEIJA: Como assim? Bonifácio é um grande ministro, um homem muito competente e da maior lealdade...
PEDRO: Eu também pensava assim, mas tenho ouvido tanta história a seu respeito que, sinceramente, estou mudando de opinião.
BEIJA: Quem te fala essas “coisas”? Aposto que é o intrigueiro do Chalaça. Pedro, me desculpe, sei que é seu amigo desde a adolescência, mas Chalaça não é uma pessoa em quem se possa confiar... Sei que é desafeto de Bonifácio e faz muitas intrigas envolvendo o seu nome.
PEDRO: Não é apenas Chalaça. Muitos outros amigos me trazem histórias, intrigas, desmandos... Bonifácio é ministro, tem poderes, mas não pode achar que é o dono do Império...
BEIJA: Tenho pra mim que isso é resultado da união do liberais federalistas com os portugueses absolutistas.. Você sabe muito bem que os portugueses estão revoltados com os decretos de Bonifácio que lhes diminuiu os privilégios econômicos. E os federalistas sempre foram abertamente contra você. Querem um monarca apenas como figura ilustrativa...
PEDRO: Sei dessas coisas, mas não creio que todos estejam contra Bonifácio à toa. Alguma brasa há debaixo dessas cinzas!

Dias depois, influenciado pela maioria dos deputados que se rebelara contra os irmãos Andradas, Pedro os demite do Ministério: José Bonifácio, Antonio Carlos e Martim Francisco.

Inconformada Beija procura Pedro no Paço Imperial.

BEIJA: Pedro, onde estava com a cabeça ao demitir os Andradas?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário