19 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 188



No capítulo anterior...
Pedro anuncia Domitília com nova dama de companhia da Imperatriz
O Embaixador da Áustria tenta alertar Leopoldina
Mas ela se mostra passiva e cordata
Beija está certa de que Domitília é amante de Pedro
Severina avisa que alguém espera por Beija na sala

CAP. 188

BEIJA: Me diga logo, criatura, quem está lá fora?
SEVERINA: Melhor que a Sinhá veja com seus próprios olhos.

Corta para a sala.

BEIJA (surpresa): Antonio Sampaio? O que faz aqui?
ANTONIO: Beija! Quanto tempo! Quanta saudade de você!

Se abraçam forte. Antonio não resiste e a beija com paixão. Aos poucos ela se entrega.

BEIJA: Puxa, Severina tinha razão quando disse que não iria acreditar...
ANTONIO: Mas está satisfeita em me ver?
BEIJA: Sim, estou. Claro.

Os corações pulsam mais fortes. O amor da adolescência vem à tona.

BEIJA: Conte-me, como está sua vida com Aninha Felizardo...
ANTONIO: Continuamos casados, temos cinco filhos já e ela está prenhe de outro... Mas sabe como é... Nunca me esqueci de você. Beija sempre foi o meu grande amor.
BEIJA: Mas o que o trouxe ao Rio de Janeiro?
ANTONIO: Você, oras. Quem mais poderia ser? Quando fiquei sabendo da notícia da chácara, não pensei duas vezes.
BEIJA: Com chácara ou sem chácara você sempre seria bem recebido...
ANTONIO: Num primeiro momento tive medo, mas tive de arriscar. Eu precisava lhe ver de qualquer jeito. Estava com uma saudade aqui, apertando meu peito, há muito tempo. Nunca me perdoei por tê-la deixado partir...
BEIJA: Esse passado já ficou tão distante, que nem vale a pena ficar remoendo... Você tinha de fazer uma escolha. Você fez. Agora tem que colher os frutos que plantou. Não adianta lamentar a árvore que deixou de plantar.

Corta para a Quinta da Boa Vista.

DOMITÍLIA: Pedro, precisa tomar as rédeas dessa situação. Dissolva essa Assembléia logo, antes que se voltem contra você. Os Andradas estão ao lado dos deputados. Agora são todos contra você.
PEDRO: Ainda não estou seguro disso. Preciso pensar melhor, conversar com outras pessoas, ouvir opiniões...

Cai a noite. Pedro vai à Chácara Cedro na intenção de reconciliar com Beija. Como de costume, ele é sempre escolhido para pernoitar, por isso nem se preocupa, apenas aguarda a hora do anúncio.

A anfitriã interrompe a música.

BEIJA: Senhores, chegou o momento solene da nossa noite. O escolhido para passar a noite comigo é... Antonio Sampaio, nosso visitante das Minas Gerais.

Pedro fica desolado.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário