21 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 190



No capítulo anterior...
Pedro vai à chácara na intenção de se reconciliar com Beija
Mas ela escolhe Antonio Sampaio para pernoitar
Pedro, enciumado, se queixa com Severina e vai embora
Embaixador reclama da passividade de Leopoldina
A Imperatriz finge sentir amizade por Domitília
Severina conta a Beija a conversa com o Imperador
Pedro surpreende Beija chegando mais cedo à chácara

CAP. 190

BEIJA: Pois não, posso ajudar Vossa Alteza?
PEDRO: Beija, não seja indiferente. Sabe que vim aqui lhe pedir desculpas. Sei que fui muito rude da última vez que nos falamos e lhe devia um pedido de desculpas.
BEIJA: Que bom que reconhece isso. Fiquei surpresa com sua atitude, afinal de contas nunca havia me tratado daquela maneira.
PEDRO: Beija, entenda, estava cheio de problemas até o último fio de cabelo. Estava nervoso com tantas cobranças. Cada um que entrava naquele gabinete me enchia os ouvidos contra os Andradas e já não sabia mais o que fazer para me livrar daquele tormento.
BEIJA: E você acha que demitir José Bonifácio foi a atitude mais sensata? Justamente aquele que sempre esteve do seu lado, e que era quem mais entendia de toda a conjuntura política?
PEDRO: Mas eram muitas as denúncias contra eles. Não poderia mais fingir que não sabia de nada.
BEIJA: Pois continuo pensando que tudo não passou de um complô armado pelos absolutistas e federalistas para queimar a imagem de Bonifácio. E você pode ter caído nessa armadilha como um pato.
PEDRO: Acha que podem ter derrubado meu aliado mais forte, no primeiro momento, para num segundo momento derrubar a mim, já que estaria sem meu pilar mais forte?
BEIJA: Exatamente. Mas naquele momento você não enxergou essa possibilidade e agiu impulsivamente, sob pressão... Lamento tudo isso, mas agora é passado...

Nisso Antonio Sampaio entra na sala.

BEIJA: Pedro, este é Antonio Sampaio, meu ex-noivo, lá de São Domingos dos Arachás. Veio passar uns dias no Rio de Janeiro.
PEDRO (meio irônico): Rapaz de sorte esse. Mal chegou e já foi logo escolhido para passar a noite. (Antonio faz a reverência)
BEIJA: Como lhe disse, Antonio não é um estranho. Somos conhecidos desde a infância. Além do mais, Pedro, sabes muito bem que a regra da casa diz que a escolha do convidado é prerrogativa minha, sem que precise dar satisfação a quem quer que seja...
PEDRO: Tudo bem, não precisa ficar brava, mocinha. Só quis demonstrar um pouco de intimidade com o seu visitante.
ANTONIO: Já tinha ouvido muito falar de Vossa Alteza e tinha muita vontade de conhecê-lo pessoalmente...
PEDRO: Então a oportunidade chegou. Espero que aproveite bastante tudo de bom que o Rio de Janeiro pode oferecer... No centro da cidade há tavernas ótimas para beber, jogar...
BEIJA (completando): Se divertir com negras e mulatas, não é, Pedro?
ANTONIO: Obrigado, Alteza, e agora se me dá licença, vou cuidar das minhas coisas. (e sai)

Severina entra na sala e coloca uma bandeja com refresco e quitandas sobre a mesa de centro. (sai)

PEDRO: Estou com ciúmes de você. Não me agrada a idéia de ver um homem tão íntimo hospedado em sua casa...
BEIJA: Que bobagem, Pedro... Até parece que não sabe que cada noite passo com um... Não que me interesse por nenhum deles, mas é o meu negócio, é assim que ganho a vida...
PEDRO: É diferente... Os outros vêm de longe, passam uma noite e vão embora. Mas este sei que significou muito em sua vida. Sinto medo que volte para os braços dele... Não parei de pensar nisso um minuto desde que o escolheu ontem para pernoitar. Senti que um elo se quebrou entre nós...
BEIJA: Pedro, o primeiro elo entre nós se quebrou quando decidiu se casar com Leopoldina... Além do mais, se você tem motivos para ficar enciumado, eu também tenho. Afinal de contas, quem é Domitília de Castro Canto e Melo?

Pedro franze o cenho, intrigado.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário