22 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 191



No capítulo anterior...
Pedro surpreende Beija chegando mais cedo à chácara
O imperador se desculpa por ter sido agressivo
Beija discorda da demissão dos Andradas
Antonio aparece na sala e Beija o apresenta ao Imperador
Pedro confessa sentir ciúmes de Antonio Sampaio
Beija pergunta a Pedro quem é Domitília

CAP. 191

BEIJA: Sei que essa mulher é mais uma de suas amantes. Preciso apenas ouvir de sua boca. Não foi à toa que a nomeou como dama de companhia da Imperatriz...
PEDRO: Não adianta tentar esconder nada de você, não é mesmo, Beija? É incrível como conhece tão bem as pessoas...
BEIJA: A vida sempre foi muito dura comigo. Mas todas as moedas têm dois lados. Nem tudo é absolutamente mau, nem tudo é absolutamente bom. E o melhor disso tudo é que aprendi muito com todas essas duras lições que a vida me ensinou.
PEDRO: Não preciso esconder de você e em breve não esconderei de ninguém. Domitília é, sim, minha amante. Conheci na viagem a São Paulo. Viagem esta que você me aconselhou a fazer. Então, se alguém tem culpa nisso, este alguém é Beija.
BEIJA: Mas não arrisca demais o seu casamento levando esta mulher para dentro do mesmo palacete onde vive sua esposa legítima?
PEDRO: Sim, mas o que seria da vida se não fossem os riscos?
BEIJA: D. Leopoldina sabe disso?
PEDRO: Creio que não. Leopoldina é muito ingênua... Não tem tino para essas coisas...

Severina entra para recolher a bandeja. (e sai)

PEDRO: Mas o fato de estar com Titília não quer dizer que tenha desistido de você, Beija. A quero com a mesma intensidade de sempre.
BEIJA: Pedro, mas como é cara de pau! Ainda diz isso na maior naturalidade, como se fosse a coisa mais normal do mundo?
PEDRO: Não sejamos hipócritas, Beija. Nós dois sabemos muito bem que eu não sou homem de uma mulher só, assim como você não é mulher de um homem só. Não precisamos fingir um para o outro...
BEIJA: Acontece, Pedro, que é o Imperador de um país. Que exemplo quer dar aos seus súditos? O da poligamia?
PEDRO: Não quero dar exemplo nenhum. Quero apenas viver e ser feliz. Sou um homem íntegro na minha vida pública, mas entre quatro paredes, quero amar e ser amado, sentir prazer, como qualquer ser humano deveria sentir. Só isso.
BEIJA: Está bem, se prefere assim...
PEDRO: Quero passar esta noite com você. Cancele o sarau, dispense todos, inclusive o seu convidado das Minas Gerais, porque esta noite será apenas minha.
Beija nada responde.

Corta para o Paço Imperial.

Dias antes dois oficiais portugueses espancaram um jornalista brasileiro, acusado de publicar notícias infames contra o Exército e o Imperador.

Os irmãos Andradas se aproveitaram desse episódio para pregar que aquela agressão era um atentado contra a honra do Brasil e do povo brasileiro. Uma onda de protestos e xenofobia antilusitana tomou conta da cidade.

Antonio Carlos e Martim Francisco foram carregados nos ombros por uma multidão enfurecida. Formou-se um princípio de tumulto.

Um mensageiro chega galopando à Quinta da Boa Vista e procura por D. Pedro.

LEOPOLDINA (apavorada): Chalaça, você é a única pessoa que pode dar esta resposta. Afinal de contas, onde está o Imperador?

Chalaça se vê em apuros.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário