26 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 194



No capítulo anterior...
Domitília revela a Pedro que está grávida
Pedro fica extremamente feliz com a notícia
Antonio tenta convencer Beija a voltar para Araxá como sua amante
Beija só concorda caso Antonio abandone a esposa para viver com ela
Leopoldina revela a Pedro que está grávida

CAP. 194

PEDRO: Isso é verdade, não é apenas uma brincadeira?
LEOPOLDINA: Claro que não... É a mais pura verdade. Imagine se iria brincar com uma coisa séria dessas...
PEDRO: Fico muito feliz com esta notícia. É a melhor que poderia me dar.
LEOPOLDINA: Pensei que não fosse gostar. Anda tão envolvido com os problemas do reino ultimamente...
PEDRO: Exatamente por isso que estou feliz, porque pelo menos alguma coisa de agradável está acontecendo em minha vida... Filho é uma dádiva para qualquer homem. Obrigado, Leopoldina, obrigado por me dar mais um filho... (e se abraçam emocionados)

Alguns dias depois, nas baias...

PEDRO: Imagine que as duas engravidaram praticamente na mesma época. Titília e Leopoldina vão ter filhos meus...
CHALAÇA: Só falta agora Beija engravidar também... Isso sem falar nas outras por aí...
PEDRO: Não é bem assim, Chalaça, tenho me tornado o mais comportado possível. É claro que nem tudo dá pra deixar passar em branco, mas tenho tentado ser um homem fiel... (risos)

Corta para a Chácara Cedro. Escrava e patroa conversam na cozinha.

BEIJA: Estou quase certa, Severina, os sinais são os mesmos da outra vez.
SEVERINA: A Sinhá acha que está mesmo grávida?
BEIJA: Sim, estou.
SEVERINA: E a Sinhá pretende contar a D. Pedro?
BEIJA: Não contarei nada, simplesmente porque o filho não é dele. Esta criança é de Antonio Sampaio. Tenho absoluta certeza. Minhas relações com Pedro têm sido tão esporádicas. A gente sabe dessas coisas.
SEVERINA: Seu Antonio ficaria muito feliz se soubesse disso...
BEIJA: É melhor que não saiba. A estas alturas Antonio já terá chegado em Araxá e voltado para os braços de sua esposa. Um filho não pode servir para obrigar o pai a tomar decisões que ele não tem coragem de tomar...

Sobrado do Estácio de Sá, quarto do casal. Clima muito tenso.

DOMITÍLIA: Essa parte da história só sabia por ouvir falar... Todo mundo fala que o Imperador é o maior rabo de saia da Corte, mas pensava que eram apenas intrigas.
PEDRO: Domitília, todos os homens são assim mesmo... Não sei por que vocês, mulheres, insistem em fantasiar que existe homem fiel...
DOMITÍLIA: Quem é essa vadia, essa tal de Beija?
PEDRO: Primeiro, não se refira a Beija com estes termos, porque é uma dama muito distinta. Segundo porque é uma pessoa por quem tenho muita estima e consideração. Ela é dona de um pedaço do meu coração, assim como você, Leopoldina, os meus filhos, esse filho que carrega aí na barriga...
DOMITÍLIA: Já sei muito bem que é essa tal de Beija: é uma prostituta de luxo! E o Imperador, o todo-poderoso, é o seu principal cliente! Você não tem vergonha na cara, não, Pedro? E ainda tem a audácia de falar na minha cara que a vagabunda tem lugar cativo no seu peito? Quer saber de uma coisa? Vá dormir com a vadia! Na minha cama você não dorme hoje!
PEDRO: Mas Domitília, já passa da meia noite... É muito tarde!
DOMITÍLIA: Não quero nem saber! Durma no galinheiro, no canil, onde quiser! Mas na minha cama não dormirá!

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário