27 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 195



No capítulo anterior...
Leopoldina revela a Pedro que está grávida
A notícia é um alento para o combalido relacionamento do casal
Beija conta a Severina que está grávida de Antonio Sampaio
Domitília briga com Pedro por causa de Beija
Pedro defende a amante é expulso no meio da madrugada

CAP. 195

PEDRO: Já que é assim, já que não me quer a seu lado na cama, vou passar a noite com Beija. Pelo menos sei que me receberá com educação. Passar bem, dona Domitília! (sai irritado apanhando e vestindo suas peças de roupas)

OITO MESES DEPOIS...

O filho de Domitília passa da hora de fazer o parto e nasce morto. O casal fica arrasado. A tristeza de Pedro só não é maior porque dias depois Leopoldina dá à luz Paula Mariana, a quinta filha do casal.

Beija também tem uma menina e a batiza com o nome de Tereza Tomázia de Jesus.

Pai e filha conversam na sala do sobrado.

DOMITÍLIA: Preciso dar um filho homem a Pedro. É o único jeito de ter alguma garantia, meu pai.
TC JOÃO: Acho temerosa essa sua idéia, filha. D. Pedro não é homem de se prender por causa de filho. Além do mais tem uma esposa. Pelo visto não gosta dela, mas isso não a tira de seu caminho.
DOMITÍLIA: Pedro me ama, papai, na primeira oportunidade ele se livrará da insossa da Leopoldina para ficar comigo.
TC JOÃO: Se fosse você não teria tanta certeza disso... Além da esposa existe Beija. Todo mundo sabe que o Imperador é freqüentador assíduo dos seus saraus...
DOMITÍLIA: Essa é outra, que preciso me livrar dela... Mas acredito que seja mais fácil, porque não tem vínculo nenhum com Pedro.
TC JOÃO: Muitos comentam que o garotinho dela é filho do Imperador...
DOMITÍLIA: Não é. Pelo que apurei o menino é filho de um ouvidor, que nem mora mais no Brasil. Dizem que voltou para Portugal com D. João, o pai de Pedro.
TC JOÃO: Filha, lhe avisei tanto para não se envolver com o Imperador... Este homem nunca será seu de verdade. Nunca será o pai de seus filhos... Acho isso tudo tão lamentável. Você passará a vida inteira se contentando com os restos, as sobras...
DOMITÍLIA: Engano seu, papai. Não nasci para me contentar com pouco, para ser a opção... Ainda serei a imperatriz do Brasil. O senhor pode escrever no seu caderninho. Vou tirar todos do meu caminho, um a um!

Corta para a Chácara Cedro.

João Carneiro de Mendonça se tornou um freqüentador assíduo dos saraus nos últimos meses. Não raro é o escolhido para passar a noite com a anfitriã.

O casal conversa após fazer amor.

BEIJA: Sua companhia me faz muito bem, João, porque você é diferente dos outros homens.
JOÃO: Como assim, Beija, não sou tão homem quanto os outros?
BEIJA: Não é isso... Você tem uma sensibilidade que a maioria dos homens não tem. Você entende a mulher, ouve, compartilha... No sexo, por exemplo, se interessa em saber se estou gostando, se estou me sentindo bem, se quero fazer algo diferente...
JOÃO (admirado): Por quê? Os outros não são assim?
BEIJA: De jeito nenhum! São como uns animais. Chegam aqui ofegantes, afoitos para se satisfazerem e te usam apenas como um objeto. Nem se dão ao trabalho de perguntar nada...
JOÃO: Verdade? Às vezes me sinto tão egoísta...
BEIJA: Pois se existe uma coisa que você não é, de forma alguma, é egoísta.
JOÃO: Bom saber disso... (pausa) Também aprecio muito a sua companhia. Você é uma mulher inteligente, sabe conversar sobre todos os assuntos... É o tipo de mulher com quem gostaria de ficar a vida inteira... Pena que não me ama... No seu coração só há espaço para Antonio Sampaio e o Imperador...
BEIJA: Estranho isso, não é? Nós dois temos uma afinidade incrível, em tudo, mas não consigo te amar... Só o vejo como um amante, talvez um amigo... Tenho o maior carinho, atração, mas amor mesmo, não sinto...

Corta para a Quinta da Boa Vista, num dos corredores do palácio, mal iluminado devido a hora avançada da noite.

Pedro encontra Domitília e a beija com paixão.

Leopoldina assiste a tudo, indignada, atrás de uma coluna.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário