28 de jun. de 2012

Encontro do Século - CAP. 196



No capítulo anterior...
Pedro defende Beija e Domitília o expulsa no meio da madrugada
Ele segue para a casa de Beija e ali passa a noite
Domitília acredita que ter um filho homem é a maneira de prender Pedro
Seu pai lamenta e diz que Pedro nunca será seu de verdade
João Carneiro de Mendonça vira freqüentador assíduo da chácara
Ele e Beija estão tendo um caso relativamente sério
Pedro beija Domitília e Leopoldina assiste a tudo

CAP. 196

LEOPOLDINA (para si mesmo): Meu Deus! Como pode ser tão desavergonhado! Bem que todo mundo dizia e eu, tão burra, não queria ver o que estava bem embaixo do meu nariz!

Dias depois, no Gabinete de Imperador.

DOMITÍLIA: Agora é certeza. Estou grávida de novo e vou lhe dar aquele filho homem que prometi...
PEDRO: Que notícia boa, Titília! Espero que dessa vez guarde repouso, para não se repetir a outra vez. Quero muito ter um filho contigo.
DOMITÍLIA: Tomarei todos os cuidados.
PEDRO: Com uma mãe tão linda, mal posso esperar para ver a cara dessa criança...

O casal se beija apaixonado, enquanto Pedro acaricia sua barriga.

SEIS MESES DEPOIS...

PEDRO: Inclua aí nessa lista os nomes de Beija e de Titília também.
MINISTRO (em dúvida): Mas... Alteza... Colocar esses nomes... Vossa Alteza não acha que...
PEDRO (ríspido): Faça o que estou mandando! Não discuta comigo!
MINISTRO: Sim senhor, Alteza. (e escreve os nomes na lista)

Pedro sai da sala rapidamente e esbarra, sem querer, em Benedita que vem chegando pelo corredor.

PEDRO: Me desculpe. Que desastrado sou! (a ampara pelo braço e a fita nos olhos) Nossa, não tinha reparado como os ares do Rio de Janeiro tinham lhe feito tão bem...
BENEDITA (lisonjeada): Sua Alteza acha mesmo?
PEDRO: Sim, tenho certeza. Está mais linda que nunca...
BENEDITA: Obrigado. Mas se Vossa Alteza estiver mesmo falando a verdade, me sentirei mais lisonjeada ainda...
PEDRO: Ah se não estivéssemos aqui... Nesse lugar, quem sabe, à sós...

Domitília interrompe bruscamente.

DOMITÍLIA: Me procurando, irmãzinha?
BENEDITA: Sim, claro, Titília... (apurada) Vim lhe trazer um recado de papai...

O clima fica pesado entre os três.

Dias depois...

DOMITÍLIA: Viscondessa de Santos, eu?
PEDRO: Sim, meu amor. O que não faço para lhe ver feliz? (mostrando o papel) Está lavrado e publicado num decreto imperial: Domitília de Castro Canto e Melo, a partir de hoje ostenta o título de Viscondessa de Santos.

Domitília corre à mesa, toma o papel em mãos e ali vê algo que a deixa irada.

DOMITÍLIA: Quê que o nome dessa vadia está fazendo aqui, Pedro?

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário