2 de jul. de 2012

Encontro do Século - CAP. 199



No capítulo anterior...
O embaixador planeja matar Domitília
Meses depois nasce a filha de Domitília e Pedro
Ela fica desapontada pois queria que fosse homem
Beija diz a João que o filho não terá seu sobrenome
Um mensageiro busca Pedro na casa de Domitília
Leopoldina está tendo problemas na hora do parto

CAP. 199

Pedro segue aos galopes para o palácio, mas ao chegar encontra tudo resolvido. O médico e a parteira conseguem contornar a situação e colocar a criança na posição correta.

Nasce uma menina que recebe o nome de Francisca.

Pedro se alegra muito com a chegada da filha, mas seu relacionamento com a Imperatriz está cada vez mais frio e distante.

1826

O imperador visita o sobrado na Rua do Ouvidor.

PEDRO: Beija, gostaria muito que me acompanhasse nessa viagem à Bahia, como parte da comitiva.
BEIJA: Não creio que seja prudente, Pedro, estou com crianças pequenas e não quero abandonar meus filhos para correr mundo...
PEDRO: Gostaria muito de discutir estratégias com você, mas também que se entendesse com Leopoldina e Domitília, afinal de contas são as mulheres da minha vida.
BEIJA: Da minha parte nos entendemos muito bem. Já viu alguma grosseria de minha parte para com elas?
PEDRO: Sinceramente, não. Mas queria que se tornassem amigas. É muito difícil ficar correndo de um lado para outro, apagando um incêndio aqui, outro ali...
BEIJA: Vejo algo de incompreensível nessa sua atitude. Nós vivemos numa sociedade extremamente moralista e essa prática de ter duas ou três esposas não é comum e muito menos aceita por aqui...
PEDRO: É verdade. Como sempre você tem razão. Isso é deliro da minha cabeça.
BEIJA: Aliás, mais que delírio. Essa sua viagem, em companhia das duas, pode acabar muito mal...

Dias depois a Comitiva Imperial segue para a Província da Bahia. Pedro leva consigo a esposa e a amante.

O governador coloca à sua disposição os melhores quartos de seu palácio.

PEDRO: Creio que ficará bem instalada aqui, Titília. É um dos melhores quartos da casa.
DOMITÍLIA: De que me adianta estar num quarto tão belo se não terei a sua companhia?
PEDRO: Sempre insatisfeita... E quem disse que não passarei uma noite aqui com você?
DOMITÍLIA: Está falando sério?
PEDRO: Claro que sim. Na primeira oportunidade...

E a oportunidade surge logo na primeira noite. Leopoldina cai em sono profundo, devido ao cansaço da viagem. O Imperador aproveita fungindo para o quarto da amante.

Leopoldina acorda e procura pelo marido. Muito ansiosa, pede a ajuda da Embaixatriz, que também faz parte da Comitiva.

EMBAIXATRIZ: O dia já está clareando, D. Leopoldina, vamos até a cozinha tomar um leite quente. Vossa Alteza não dormiu nada durante a noite.
LEOPOLDINA: Não tenho fome. Quero apenas encontrar Pedro. Estou preocupada com o que possa ter acontecido.
EMBAIXATRIZ: Vamos lá tomar o leite, enquanto aguardamos o Marquês de Barbacena para ver se tem alguma notícia.

Quando saem caminhando pelos corredores, a porta de um dos quarto se abre e eis que de lá saem Pedro e Domitília.

Há um constrangimento geral.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário