17 de jul. de 2012

Encontro do Século - CAP. 212



No capítulo anterior...
O estado de saúde de Leopoldina se agrava e ela morre
Enfurecido, o povo tenta invadir a casa de Domitília para linchá-la
Ten. Moraes salva a Marquesa fugindo pelos fundos da propriedade
A multidão descontrolada depreda a mansão
Beija confessa a Josefa seu sonho de ser a nova Imperatriz
Ao tentar agradecer ao Ten. Moraes, Domitília é beijada com paixão
Chalaça chega e presencia a cena, boquiaberto

CAP. 212

Antes que o casal perceba, Chalaça se retira intrigado.

TEN. MORAES: Perdoe-me, Marquesa, mas não pude resistir. Desde que me tornei chefe da guarda pessoal do Imperador e passei a conviver mais de perto com a senhora, sinto algo inexplicável. Uma atração, um desejo, algo realmente incontrolável.
DOMITÍLIA: Melhor se controlar, meu rapaz, ou correrá o risco de ficar sem a sua cabeça... (tom) Mas gostei da sua ousadia. Gosto de homens impetuosos, audazes. E para dizer a verdade tem um beijo que é um néctar dos deuses...

Novamente no ímpeto, Moraes a beija com paixão, a toma nos braços e a leva para o quarto. Ali fazem amor selvagem, como se nada os pudesse incomodar.

Corta para o Batalhão do Exército.

Um capitão estúpido e tirano tenta intimidar seu subordinado.

CAPITÃO: Estou sabendo que há no Batalhão um soldado raso, cheio de idéias, hábil com as palavras e que está fazendo a cabeça dos demais, incitando a insubordinação, o desrespeito às ordens, às leis, ao Imperador... Isso é verdade, soldado?
AUGUSTO (voz firme): Não tenho conhecimento disso, senhor.
CAPITÃO: Pois eu tenho! E lhe digo mais: está havendo uma espécie de rebelião neste Batalhão. E o senhor (batendo-lhe no peito com o dedo indicador) O senhor é o líder dessa rebelião.
AUGUSTO: Não há rebelião, senhor.
CAPITÃO: Está dizendo que sou mentiroso, soldado?
AUGUSTO: Não, senhor.
CAPITÃO: Os soldados estão sendo influenciados, isso é fato, e estão tendo atitudes nunca antes imaginadas nesse quartel. Sei de fontes seguras que essas idéias estão saindo da sua cabeça. Isso é verdade?
AUGUSTO: Tenho minhas idéias, senhor, mas não obrigo ninguém a fazer nada. Compartilha com elas quem quer.
CAPITÃO: Para seu próprio bem, é melhor que fique calado. Que cumpra com seu dever em silêncio. Guarde suas idéias para si. Ou pagará muito caro por essa rebeldia. E das próximas vezes não serei tão benevolente quanto agora. Estamos conversados?
AUGUSTO: Sim, senhor.
CAPITÃO: Pode se retirar.

Enquanto isso, na Fazenda Santa Cruz...

DOMITÍLIA: Chalaça, preciso que me arranje uns quatro ou cinco negros para fazer um servicinho... Mas gente de confiança mesmo.
CHALAÇA (desconfiado): Titília... O que está pretendendo dessa vez?
DOMITÍLIA: Fique tranquilo... Não é você que tem sede de vingança em Beija, por ter sido menosprezado e ignorado por ela tantas vezes? Confie em mim... Você gostará da surpresinha que estou preparando... Ela não tem a fama de mulher mais linda da Corte? Pois não terá mais!

Alguns dias depois, no Gabinete do Paço Imperial.

PEDRO (nervoso): Chalaça, quero a verdade! Eu não admito que me traia uma segunda vez! O que existe de fato entre Titília e o tenente Moraes?

Chalaça se vê em apuros.

Continua amanhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário